Menssagem das editoras

Apresentamos nossa primeira edição de Oi Gente, um jornal porto-riquenho em português. Oi Gente nasce de uma iniciativa para o curso Português Intensivo I (PORT 3031) da Universidade do Porto Rico (UPR), em Río Piedras. Nós tínhamos que fazer algo criativo para o primeiro Dia da Criatividade, e com nossos talentos para escrever e desenhar emergiu Oi Gente. O processo da criação foi muito legal, interessante e emocionante. Com Oi Gente nós queremos promover o português em Porto Rico e que as pessoas desenvolvessem interesse em conhecer mais sobre esta língua tão bonita. A missão é proporcionar aos alunos de língua portuguesa da UPR um espaço para a prática criativa de suas competências linguísticas em português. Estamos muito esperançosas sobre este grande projeto e sabemos que com o seu apoio lograremos todos os objetivos do jornal e que Oi Gente seja uma ferramenta para todas as pessoas que gostem da língua portuguesa. Esperamos que Oi Gente seja bem recebido por todos.

Beijinhos,

Lyanne, Anyeliz e Valeria

miércoles, 20 de noviembre de 2013

Por que escolhi o português?

Por que escolhi o português?
Anyeliz Pagán Muñoz

De pequena sempre gostei de aprender línguas. As minhas aulas preferidas eram espanhol e inglês. Esta preferência não mudou com o tempo e por isso agora estudo tradução. Essa paixão pelas línguas levou-me a aprender cinco idiomas: espanhol, inglês, francês, a língua de signos americana (ASL) e português.

Para algumas pessoas, escolher qual língua estrangeira aprender é apenas uma questão de números. Quantas pessoas falam essa língua? No quantos países fala-se essa língua? Quantas oportunidades de emprego existem para os tradutores e os intérpretes que trabalham com essa língua? Em fim, quais são as oportunidades de emprego dessa língua? Pelo contrario, eu acho que há um elemento quase metafísico que faz com que uma pessoa se identifique com certas línguas. Na verdade, eu acho que o português perseguiu-me até que comecei a estudá-lo.

Antes de estudar português, aprendi francês e ASL. Tentei aprender alemão, porém nos demos mal. Mas todo esse tempo, o português apareceu de alguma forma ou de outra na minha vida. Desde ter como companheiro de aula de francês a um dos professores da língua portuguesa da UPR até ouvir pessoas falando em português por todos as esquinas de Disney World, o portugués parecía estar em todos os lados. Toda vez que eu ligava o rádio, aparecia a canção de Michel Teló Toda vez que compro um blu ray eu apercebero-me que também foi dublado em português. Assim o ritmo, a cadência, do português estava gravando-se na minha mente.


Portanto, eu decidi prestar atenção a essa intuição e comecei a tomar aulas de português este semestre. Até agora, me dou bem com o português. Gosto muito de aprender vocabulário e aspectos cultarais da vida nos países lusófonos. Me anima ver como eu vou desenvolvendo-me mais e mais nesta língua tão bonita. E tu, por que estudas português?

No hay comentarios.:

Publicar un comentario