Menssagem das editoras

Apresentamos nossa primeira edição de Oi Gente, um jornal porto-riquenho em português. Oi Gente nasce de uma iniciativa para o curso Português Intensivo I (PORT 3031) da Universidade do Porto Rico (UPR), em Río Piedras. Nós tínhamos que fazer algo criativo para o primeiro Dia da Criatividade, e com nossos talentos para escrever e desenhar emergiu Oi Gente. O processo da criação foi muito legal, interessante e emocionante. Com Oi Gente nós queremos promover o português em Porto Rico e que as pessoas desenvolvessem interesse em conhecer mais sobre esta língua tão bonita. A missão é proporcionar aos alunos de língua portuguesa da UPR um espaço para a prática criativa de suas competências linguísticas em português. Estamos muito esperançosas sobre este grande projeto e sabemos que com o seu apoio lograremos todos os objetivos do jornal e que Oi Gente seja uma ferramenta para todas as pessoas que gostem da língua portuguesa. Esperamos que Oi Gente seja bem recebido por todos.

Beijinhos,

Lyanne, Anyeliz e Valeria

martes, 26 de noviembre de 2013

O fado do mundo

O fado do mundo

César Noble Medina

O fado é o estilo musical mais importante e mais conhecido no mundo do folclore português. Esta música antiga expressa os maus momentos da vida através da música. Geralmente é cantado por uma só pessoa, acompanhada pela "viola" (guitarra espanhola) e a guitarra portuguesa.
Os temas cantados no fado são a melancolia, a nostalgia ou pequenas histórias da vida cotidiana dos bairros mais pobres, especialmente seu fatalismo e sua frustração. O fado tem várias formas. Por exemplo, existe o Fado de Coimbra que tem suas características particulares. Além disso, há o fado de Lisboa, o Fado Alcântara, o fado aristocrata, o fado dançavam, o fado-canção, o Fado Castiço, entre muitos outros.
Vários críticos chamam essas canções sentimentais como patrimônio da história da música do mundo. Curiosamente, o jeito que se faz não é muito diferente do que é feito na trova porto-riquenha.


*Informações retiradas da Enciclopédia da Música Mundial

No hay comentarios.:

Publicar un comentario